Vitamina C e imunidade
Pesquisas vêm demonstrando que a presença de altos níveis de ascorbato (vitamina C) em células imunes é considerado determinante para a vida, para o metabolismo e para as funções normais.

Os níveis intracelulares do ascorbato nas células imunes dependem dos níveis plasmáticos, que em condições normais ficam na ordem de 50 microMolar. Níveis baixos podem ser resultado de ingestão inadequada ou de um aumento do gasto como consequência da exposição a estressores.

As oxigenases dependentes do cobre e do ferro são críticas na função imune. Elas possuem níveis de ascorbato da ordem de 1,5 a 3,5 microMolar, regulam o metabolismo das células, regulam a epigenética e, quando essas enzimas se desregulam, afetam o fenótipo das células imunes e das células-tronco, além do crescimento e da vida celular.

A disponibilidade do ascorbato, importante fator enzimático, afeta as demetilases do DNA, as histonas e hidrolases, chaves no controle da resposta à hipoxia.

Se os níveis de ascorbato forem adequados, funções como sinalização de célula, regulação gênica e ação antioxidante em células imunes ocorrem em condições fisiológicas.

Fonte: Mapas Mentais, Arturo O’Byrne
Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp