Um ovo por dia promove saúde!
O ovo já foi acusado de elevar o colesterol e, consequentemente, de colaborar para doenças cardiovasculares. Agora absolvido, ele caiu nas graças dos nutricionistas e da população, sendo considerado atualmente um aliado da alimentação saudável.

Composto por água, proteína, lipídios, carboidratos e vitaminas, o ovo tem uma série de componentes que beneficiam a saúde, como colina, lecitina, luteína e albumina, que atuam na proteção do cérebro e no aumento da massa muscular e da saciedade.

De fácil acesso, trata-se de  um alimento muito completo. Uma pesquisa feita com mais de 500 mil chineses entre 30 e 79 anos, analisando a frequência com que as pessoas ingerem ovo, foi publicada neste ano na revista científica Heart. A conclusão foi que o consumo moderado, o que significa um ovo por dia, estaria significativamente associado ao menor risco de doenças cardiovasculares.

Claro que o estudo analisou uma população com hábitos alimentares bastante diferentes dos brasileiros, e existem questões culturais e genéticas que podem ter influência nos resultados. Afinal, do ponto de vista científico, estudos de associação significam que duas coisas estão presentes no mesmo lugar, mas isso não quer dizer que uma interfere na outra. Seria necessário outro trabalho mais apurado para analisar essa causalidade.

No entanto, certo é que o ovo tem componentes funcionais e pode ser utilizado dentro de um critério, e não deve ser considerado herói ou vilão. A mensagem que fica do estudo é que o alimento não está relacionado ao aumento do colesterol. Não protege, mas também não causa dano.

Fonte: Saúde Curiosa
Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp