Qual a Importância das Frutas Cítricas?

Os citros compreendem um grande grupo de plantas do gênero Citrus e outros gêneros afins. Limões, limas ácidas, tangerinas, laranjas doces, grapefruit e toranjas são os Citrus mais importantes comercialmente.

As frutas, além de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, fornecem também compostos que reduzem o risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Este efeito protetor tem sido atribuído às propriedades antioxidantes, dos quais as frutas cítricas são importantes fontes.

As lesões causadas nas células pelos radicais livres podem ser prevenidas e reduzidas por meio da atividade de antioxidantes que são absorvidos pela dieta (vitamina C, vitamina E, compostos fenólicos).  

Por serem fontes de vitamina C, os citros auxiliam no fortalecimento da imunidade. Além disso, esse nutriente colabora com a síntese de colágeno, ajuda na cicatrização de feridas e queimaduras e é essencial para a saúde das gengivas e prevenção da coagulação sanguínea.

Sabe-se ainda, que frutas cítricas também são ricas em vitamina A, substância importante para a visão, imunidade, crescimento e metabolismo celular. Além das vitaminas, alguns minerais também estão presentes nesses alimentos, como o potássio, por exemplo, que evita as cãibras e atua no controle da pressão arterial.

Os flavonoides são substâncias encontradas nessas frutas e exercem várias atividades biológicas, como ação anticancerígena, vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante e estão associados à prevenção de doenças cardiovasculares por favorecerem o controle do colesterol e triglicérides. Estudos indicam que as cascas dos citros contêm quantidades consideráveis desses compostos, sendo de 2 a 4 vezes maiores do que as polpas, destacando-se a casca de laranja lima, que pode ser usada no preparo de sucos, chás e bolos.  Utilizar as raspas de limão, laranja, tangerina como tempero ou aromatizante em diversas preparações culinárias, também pode ser uma ótima opção.

Os citros também são fontes de fibras, que atuam na regulação do trânsito intestinal, no metabolismo dos carboidratos, no controle da glicemia e na inibição do crescimento e proliferação de células cancerígenas.

O consumo recomendado de frutas é de três porções diárias. Para aproveitar todos os benefícios citados, é necessário que pelo menos uma dessas porções seja de frutas cítricas.

FONTE

Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp