O que acontece no seu corpo quando você come muito açúcar?

É difícil resistir ao açúcar. Porém, o excesso de açúcar no sangue faz mal! A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que devemos consumir apenas 25 g por dia, não ultrapassando 50 g. Mas o brasileiro consome, em média, 80 g por dia, o que equivale a 18 colheres (de chá) de açúcar.

A longo prazo e combinado com hábitos ruins, isso pode levar ao aumento do risco de obesidade e diabetes. Mas você sabia que até em curto prazo o excesso de açúcar também faz mal? Ele pode afetar diversos órgãos do corpo e de formas diferentes!

Veja alguns efeitos:

NO CÉREBRO

O excesso de açúcar leva a alterações nos circuitos cerebrais que regulam a fome e a saciedade. Isso faz com que a pessoa queira comer doce, independentemente de estar com fome ou não. Em longo prazo, pequenas alterações na quantidade de açúcar podem resultar em perda da função cognitiva, redução da memória e atenção. Além disso, o excesso pode desencadear o aparecimento de placas de gordura nas artérias do cérebro (aterosclerose) e aumentar risco de AVC.

NO CORAÇÃO

O excesso de açúcar faz com que as reservas de gorduras presentes no organismo sejam mobilizadas. Isso pode, eventualmente, provocar a formação de placas nas artérias coronárias. O consumo exagerado também forma os chamados radicais livres, provocando uma lesão na camada que protege a parede das artérias. Tanto a lesão quanto a formação de placas podem provocar coágulos (trombos) e levar a uma redução do calibre das artérias, afetando a pressão arterial.

NO PÂNCREAS

Quanto mais açúcar no sangue, mais ele libera insulina. Porém, há um limite de quantidade de insulina que o órgão consegue liberar. Passando desse limite, a glicose é armazenada nos músculos, células de gordura e fígado como um depósito energético. Isso faz com que o pâncreas trabalhe mais, entrando em falência e produzindo pouca insulina – o que pode resultar em diabetes.

NOS RINS

Em curto prazo, pode haver uma leve sobrecarga na tentativa de eliminar o excesso de açúcar. A longo prazo, os rins continuam tentando filtrar e eliminar o excesso de glicose na corrente sanguínea, e acabam sofrendo de sobrecarga e aumento de pressão dentro das unidades de filtração (os glomérulos). O resultado é a perda de proteína na urina (proteinúria) desde pequenas até altas quantidades, podendo então evoluir para a perda renal, isto é, a perda do rim.

NO FÍGADO

Quando exageramos no açúcar, o pâncreas libera muita insulina, e esse excesso faz com que o açúcar, que acaba virando gordura, seja estocado na gordura visceral e dentro do fígado, causando esteatose, que é o acúmulo de gordura no fígado. Em longo prazo, a esteatose hepática pode evoluir para esteato-hepatite (inflamação do fígado por causa da presença de gordura) e depois para fibrose do fígado, desencadeando a cirrose.

NO INTESTINO

O excesso gera o desequilíbrio da flora intestinal, podendo causar diarreia, dor abdominal, excesso de gases, mau hálito e até falta de vitaminas, já que a flora inflamatória faz com que a pessoa tenha dificuldades em absorver as vitaminas dos alimentos.

NA PELE

O consumo excessivo aumenta a oleosidade da pele, causando acne. – que pode vir em vários graus, desde a pápulo-pustulosa até um quadro descontrolado de nódulo cística. Essa oleosidade também contribui para o aumento da dermatite seborreica e da descamação facial. Finalmente, muito açúcar também pode aumentar a sudorese.

Fonte

Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp