O ovo é um alimento completo

Você sabia que o ovo é considerado o segundo melhor alimento existente no mundo, de acordo com os maiores especialistas em nutrição, atrás apenas do leite materno? O Dr. Victor Sorrentino publicou uma matéria extensa citando estudos idôneos publicados em revistas internacionais, alertando para o fato de que em matéria de ciência não há espaço para opinião que não seja validada metodologicamente.

Muitos relacionam o ovo a problemas de colesterol, mas até hoje não existe pesquisa que tenha comprovado essa teoria. A Universidade de Harvard realizou um estudo onde estudantes de Medicina ingeriram 25 ovos por dia durante 3 meses, e o colesterol deles baixou ao invés de aumentar. Um estudo publicado pela Nutrition and Metabolism (2008) comprovou que o ovo tem os seguintes benefícios: ação anti-Inflamatória, ajuda no emagrecimento, aumento do HDL (o chamado “bom colesterol”), e diminui os níveis de insulina.

Na realidade, tudo que é necessário para que haja uma vida está contido no ovo: Ácidos Graxos Saturados, Ácidos Graxos Insaturados, 20 Aminoácidos, 14 Minerais, 12 Vitaminas e Carotenóides – substâncias que diminuem a incidência de doença cardiovascular e previnem doenças oftálmicas degenerativas (como catarata e retinose pigmentar).

O melhor ovo para consumo é, sem dúvida, o orgânico ou “caipira”, que chega a ter de 10 a 20 vezes mais ômega 3 do que o não orgânico. O que não significa que, na falta deste, a gente deva abdicar por completo do alimento, afinal se trata de uma fonte proteica melhor do que qualquer outra. Como exemplo, vejam a porcentagem de absorção de aminoácidos (proteínas) dos alimentos abaixo em comparação com o ovo:

– Leite Materno: 49% de absorção

– Ovo (clara + gema): 48%

– Carne, peixe e frango: 32%

– Fórmulas de aminoácidos: as melhores não chegam a 30%

– Soja: 17%

– Produtos lácteos: 16%

– Clara de ovo: 17%

– Espirulina: 6%

Notem que o ovo deve ser ingerido completo! Só não é recomendável que se consuma ovo cru, pois existe a possibilidade de contrair salmonelose, uma infecção que pode se instalar por micro rachaduras na casca – por isso, é importante guardar os ovos dentro da geladeira para evitar danos no abre e fecha da porta.

Para mais informações, uma boa leitura é O Mito do Colesterol, livro escrito pelo Dr. Sérgio Puppin. Veja também o E-book do Dr. Victor Sorrentino, disponível AQUI

Fonte: Dr. Victor Sorrentino
Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp