Como fortalecer o sistema imunológico?
O sistema imunológico, responsável pela proteção do nosso organismo contra doenças, é uma barreira formada por milhões de células de diferentes tipos e com diversas funções – como os anticorpos, organismos responsáveis por eliminar a ameaça causada por invasores externos (vírus, bactérias, protozoários, fungos, venenos, etc). Se parte do sistema falha por algum motivo, o corpo passa a não os produzir na quantidade ideal, fazendo com que se tornem incapazes de nos proteger corretamente e nos deixando vulneráveis a doenças.

O corpo dá sinais de que a imunidade não vai bem, e alguns sintomas podem aparecer dependendo do órgão que estiver mais sensível (herpes, queda de cabelo, unhas fracas, resfriados, candidíase, infecções, etc) – sinais de que é necessário prestar atenção ao sistema imunológico. Algumas dicas para fortalecer a imunidade: dormir bem, não exagerar no álcool, fazer exercícios, evitar o stress, e ter uma boa alimentação – balanceada, rica em nutrientes e minerais. Abaixo, exemplos de alimentos que geram energia para nossas defesas imunológicas:

1. Canja de galinha: o caldo do osso contém colágeno, e o cozimento faz com que o frango libere cisteína, entre outros aminoácidos e nutrientes que ajudam a impedir que as células brancas inflamatórias se movam para outras partes do corpo – o que pode diminuir os sintomas de um resfriado, por exemplo.

2. Iogurte: fonte natural de probióticos (as “bactérias boas” que vivem no intestino), ajudam a manter nosso trato intestinal livre de bactérias e germes que causam doenças. Uma boa saúde intestinal tem relação com o aumento da imunidade, melhor sono, boa digestão, entre outros benefícios. As variedades adoçadas devem ser evitadas. Outras fontes naturais de probióticos: kefir (fermentação do leite), kimchi (vegetais fermentados), chucrute (repolho fermentado).

3. Peixes gordurosos: ricos em ômega-3, gordura benéfica para a saúde, peixes como salmão e atum ajudam a manter uma boa saúde cardiovascular e cerebral, além de controlar inflamações no corpo.

4. Alho: contém uma substância chamada alicina, que combate bactérias e infecções, contribuindo para a boa manutenção do sistema imunológico. 

5. Alimentos ricos em zinco: o nutriente presente em ostra, carne vermelha, ovo, cereal fortificado, feijão e semente de abóbora, entre outros alimentos, ajuda a regular o sistema imunológico, a construir e manter a massa magra, a curar feridas, e a reduzir a duração de resfriados.

6. Cúrcuma ou açafrão-da-terra: a planta, cujo pó é geralmente usado como tempero, é rica em antioxidantes, ativa o metabolismo e possui fortes propriedades anti-inflamatórias – o que a torna defesa contra gripes, resfriados e congestão nasal.

7. Frutas e vegetais: ricos em vitaminas e nutrientes, são fonte de vitamina A (cenoura, verduras de cor verde escura, batata doce), vitamina C (frutas cítricas, tomate e pimentões), e vitamina E (verduras de cor verde escura, abóbora e abacate), e aumentam a imunidade quando combinadas com uma ingestão adequada de proteínas.

8. Líquidos: ingerir muitos líquidos é essencial para o bom funcionamento do corpo, mas nem todas as bebidas são adequadas. Líquidos adoçados, refrigerantes, bebidas esportivas e sucos de fruta em excesso não são recomendados, pois o excesso de açúcar contribui para a inflamação do corpo, enfraquecendo o sistema imunológico.
Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp