6 motivos para incluir cebola no seu prato
A cebola sempre é notada nas receitas: há quem ame ou odeie. Mas a verdade é que essa hortaliça possui um sabor característico, o que a torna praticamente indispensável em diversas preparações do dia a dia.

Ela é encontrada em vários formatos, achatada ou mais arredondada e as cores também variam, podendo ser branca, amarela ou roxa. Entre seus nutrientes, destacam-se os antioxidantes, como a quercetina, que combatem diversas doenças. Além disso, as cebolas contêm vitaminas, minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e carboidratos e proteínas importantes para o organismo. Uma unidade média (100 g) de cebola branca crua tem aproximadamente 40 calorias e 2 g de fibras.

A seguir, destacamos os principais benefícios desse alimento e as formas de consumo.

1. É aliada da saúde do coração

Consumir cebolas com regularidade pode melhorar a saúde cardiovascular. Isso ocorre porque o alimento contém quercetina, antioxidante que previne os processos inflamatórios do corpo e reduz a formação de coágulos. Ajuda ainda a relaxar as fibras musculares e a aumentar a elasticidade dos vasos sanguíneos. Além disso, reduz os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e controla a hipertensão —que são fatores de risco para as doenças do coração. Com isso, previne infartos e AVC (acidentes vasculares cerebrais). A cebola roxa possui também antocianinas, um antioxidante que reduz o risco de problemas cardíacos. Um estudo realizado com mais de 43 mil homens mostrou que aqueles que consumiam 613 mg por dia de antocianinas tiveram uma redução em 14% no risco de ter ataque cardíaco. Já uma pesquisa com mais de 93 mil mulheres também comprovou que a ingestão habitual dessa substância diminuiu em 32% as chances de infartos.

2. Ajuda a controlar o açúcar no sangue
A cebola tem uma alta concentração de frutooligossacarídeos, substância que colabora eliminando o excesso de glicose (açúcar) do sangue. Outros nutrientes contidos no alimento como a quercetina ajudam no controle da glicemia e na prevenção da resistência à insulina. O cromo, mineral contido na cebola, também aumenta a tolerância das células à glicose contribuindo para o controle da hiperglicemia. Por isso, pode ser benéfica para quem tem diabetes.

3. Previne fraturas
Esse bulbo também contribui com a proteção dos ossos prevenindo a perda óssea, que pode resultar na osteoporose e culminar com a fragilidade dos ossos. Um estudo realizado com mais de 500 mulheres na pré ou pós-menopausa mostrou que quem consumia cebola uma vez ao dia tinha uma densidade óssea cerca de 5% maior. E as mulheres mais velhas que consumiam mais cebolas apresentaram 20% menos riscos de ter fraturas no quadril.

4. Aumenta a imunidade
Por ter vitamina C e outros antioxidantes, a cebola pode aumentar a defesa imunológica do organismo. Ela ajuda a combater a inflamação, reduz o muco nas vias nasais, pulmões e sistema respiratório. Por isso, pode fortalecer o corpo contra gripes e resfriados, além de infecções em geral.

5. Contribui com a saciedade
A cebola contém fibras que aumentam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do trânsito intestinal. Por possuir a quercetina em sua composição, acelera o metabolismo e contribui na queima de gordura corporal. Mas vale destacar que nenhum alimento promove o emagrecimento de forma isolada. É preciso realizar uma dieta equilibrada e praticar atividade física para conseguir emagrecer de forma saudável.

6. Melhora a saúde intestinal
Elas contêm substâncias probióticas, o que aumenta o número de bactérias boas para no intestino, levando à formação de ácidos graxos de cadeia curta. Isso resulta em uma melhor flora intestinal, aumentando a imunidade e diminuindo os processos inflamatórios do organismo. Além disso, reduz o risco de infecções e aumenta a absorção de nutrientes.

Benefícios em estudo

– Ajuda na prevenção do câncer: um dos benefícios mais discutidos da cebola é sobre a sua eficácia na prevenção de diferentes tipos de cânceres. Uma revisão de 26 estudos indicou que o consumo regular de alho e cebola diminuiu em 22% as chances do câncer de estômago. Já estudos realizados com mais de 13 mil pessoas mostraram que aqueles que consumiam mais cebola tinham um risco 15% menor de desenvolver câncer colorretal. Além disso, algumas pesquisas feitas em tubos de ensaio demonstraram que substâncias presentes no alimento diminuíam ou retardavam a propagação do câncer de pulmão e de ovário. Ainda são necessários mais estudos para comprovar esses benefícios. Mas, sabe-se que as cebolas possuem antioxidantes que diminuem o crescimento de tumores e a presença do enxofre protege as células das mutações.

– Inibe o crescimento de bactérias: a quercetina é um antioxidante que ajuda a combater bactérias. Essa substância inibe o crescimento da H. pylori e Staphylococcus aureus, de acordo com pesquisas científicas. A primeira bactéria pode causar alguns tipos de cânceres estomacais, enquanto a segunda é responsável por diferentes infecções. Estudos realizados em tubos de ensaio também mostraram que o extrato de cebola inibiu o crescimento da bactéria Vibrio cholerae, que causa cólera.

– Diminui o risco de hiperplasia prostática benigna: alguns homens com mais de 50 anos podem desenvolver a hiperplasia prostática benigna (HPB). Trata-se de um aumento da próstata que causa sintomas desagradáveis como a necessidade frequente de ir ao banheiro. De acordo com um estudo realizado em mais de 1300 homens com a HPB, quem consumia mais cebola e alho tinha menos riscos de ter o problema de saúde. Porém, mais pesquisas precisam ser realizadas para comprovar esse benefício.

Riscos e contraindicações

O consumo de cebola costuma ser bastante seguro, mas algumas pessoas com problemas gástricos sentem algum tipo de reação desagradável ao consumir o alimento —é comum terem azias ou até mesmo refluxo. Sabe-se que a presença de frutanos, carboidratos de cadeia curta, tornam a cebola um alimento de difícil digestão. Mas, esse desconforto é mais frequente em pessoas mais sensíveis.

Outro problema de consumir cebolas é que elas podem agravar o mau hálito. Isso ocorre principalmente em quem ingere grandes quantidades, uma vez que o alimento contém enxofre, responsável por esse sintoma.

Como escolher e conservar a cebola

É importante observar o bulbo atentamente. Opte por cebolas firmes, com cascas secas, inteiras e as mais pesadas. Evite as cebolas “machucadas” ou com mofo. Em relação à conservação, o alimento inteiro pode ficar sem refrigeração por algumas semanas. Já se for picada ou ralada, ela precisa ser mantida em geladeira por até um dia em um recipiente adequado e protegida com papel filme.

Como consumir

A cebola pode ser consumida crua ou cozida e faz parte de diversas receitas refogadas. A recomendação é ingerir cerca de 100 g por dia. Inclua na salada ou use como condimento juntamente com o alho em pratos como arroz, feijão, carnes, peixes e legumes. É importante que parte dessa quantidade seja consumida crua, já que dessa maneira ela preserva melhor os nutrientes — o cozimento pode causar uma perda sútil de alguns deles.

Para quem gosta de variar na cozinha, a cebola pode ser ingredientes de pães, risotos, sopas, biscoitos, quiches, tortas e patês. Ela ainda faz bastante sucesso acompanhando lanches ao ser caramelizada, em vinagretes ou servida empanada (onion rings).

E aqui vai uma dica para não chorar ao descascar a cebola: deixe o alimento de molho por alguns minutos para evitar que libere o gás que provoca as lágrimas. Se conseguir cortá-la dentro de um recipiente com água, vai ser ainda mais fácil de se livrar desse desconforto.

Fonte
Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp