10 dicas para acabar com a constipação intestinal

Constipação intestinal significa não defecar todos os dias, e apresentar fezes duras, ou mesmo pétreas, quando conseguir eliminar o bolo fecal.

Acontece que as consequências da constipação vão muito além de inconvenientes gastrintestinais, como gases, dor ao defecar ou distensão abdominal. É que a saúde dos intestinos afeta a de todo o corpo, e até mesmo o funcionamento mental. Assim, intestino funcionando mal pode causar ou agravar várias doenças, e ainda prejudicar resultados de tratamentos.

A constipação crônica pode levar a inflamações excessivas, cansaço, dor abdominal, dores de cabeça, irritabilidade, cólicas menstruais mais severas, disfunção erétil, intoxicação e mau funcionamento dos processos de desintoxicação, entre outros sintomas.

Para funcionar normalmente, o Intestino precisa de água, de fibras e de uma microbiota intestinal adequada (boas bactérias). O mau funcionamento pode ser sinal de que algo está faltando, o que pode ser verificado ao adequar a alimentação.

Assim, antes de partir para a ajuda de remédios, confira essas dicas:

1) Retire o glúten da dieta. A sensibilidade ao ingrediente é muito normal hoje em dia, e causa comum no agravamento de constipação;

2) Coma menos grãos. Substitua-os por vegetais pouco calóricos. Grãos contém muitos carboidratos, antinutrientes e possui digestibilidade ruim;

3) Reduza açúcares. Açúcar piora a qualidade da flora bacteriana intestinal, que acaba se tornando mais “constipante”. Idem para adoçantes artificiais.

4) Coma mais vegetais. De preferência crus! As raízes devem ser cozidas e consumidas frias, o que reduz a quantidade de carboidratos que fornecem;

5) Consuma sementes com frequência. Hidrate por dez minutos chia ou linhaça em água, leite de castanhas ou de coco. Você ganha fibras e suporte para uma flora bacteriana mais saudável;

6) Ingira Magnésio. Ele ajuda a hidratar as fezes. Além disso, muitos possuem carência da substância, o que prejudica a movimentação intestinal necessária à evacuação;

7) Coma alimentos fermentados regularmente. Kimchi, Sauerkraut, Kefir, Kombucha e similares aumentam a diversidade da microbiota intestinal saudável;

8) Estabeleça o momento do banheiro. Procure criar o hábito de defecar diariamente na mesma hora. Assim, você encoraja o funcionamento regular de maneira mais automática.

9) Crie uma rotina de líquidos quentes. Após estabelecer um horário para evacuar, procure ingerir todos os dias algum líquido quente, minutos antes de ir para o banheiro.

10) Assuma a postura ideal de defecação. Mantenha os pés elevados em relação ao solo, como se estivessem posicionados sobre um degrau em frente ao sanitário. Isso faz com que o esvaziamento do reto seja mais fácil e correto.

Fonte: Healthy Holistic Living

Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp