Sinais de deficiência de Vitamina D

Muito importante para nosso corpo, a vitamina D promove uma maior absorção de cálcio no sangue (fortalecendo, assim, dentes e ossos), influencia na produção de serotonina (neurotransmissor encarregado de manter equilibrado nosso ânimo e energia), reduz o risco de certos tipos de câncer (como próstata, mama e cólon), ajuda a regenerar e a estimular o nosso sistema imunológico, influencia a produção de hormônios a ponto de poder melhorar determinadas condições de pele (como psoríase, vitiligo e esclerodermia) e controlar o humor. Além disso, algumas pesquisas consideram a vitamina D na prevenção de esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, infecções bacterianas e ataques virais.

Nossa principal fonte da vitamina D é o sol, por isso a exposição sem exageros e em horários adequados deve fazer parte de nossa vida para que nos tornemos pessoas mais saudáveis. Em países com baixas condições de luz solar durante alguns meses do ano, o organismo é incapaz de obter sua quota de vitamina D através da síntese natural – nesse caso, suplementos de vitamina D3 podem ajudar a evitar a carência da vitamina durante o período.

Como saber se estamos com deficiência de vitamina D?

Converse com seu médico, e peça para examinar se existe o déficit. Tenha em mente alguns sinais característicos dessa carência:

  1. Fragilidade dos músculos e ossos
  2. Angústia constante e depressão
  3. Sensibilidade corporal crônica sem causa aparente
  4. Queda da saúde bucal, com ocorrência frequente de gengivite, sangramento, acúmulo de placa e enfraquecimentos dos dentes
  5. Aumento da pressão arterial
  6. Sonolência, fadiga, pouca energia
  7. Mudanças de humor repentinas
  8. Doenças intestinais
  9. Sudorese na cabeça
  10. Intensificação de alergias

Além disso, se você estiver com excesso de peso, saiba que precisa de mais vitamina D! Por ser solúvel em gordura acabam armazenadas nessas células, o que significa necessidade de um reforço do nutriente.

Alguns alimentos que fornecem vitamina D: peixes oleosos (salmão, atum, sardinha), cogumelos, gema de ovo, sucos e cereais enriquecidos artificialmente. Mas a exposição ao sol continua sendo a melhor forma de se obter vitamina D.

Vivemos em uma época de superproteção à exposição solar, mas precisamos lembrar que o sol é a principal forma de sintetizar o pré-hormônio da Vitamina D. Tomar sol sem protetor solar durante 15 minutos já garante uma boa dose de vitamina D – mesmo que seja somente nos braços, rosto e mãos. Para evitar manchas e queimadura, é bom evitar o período entre 10 e 17h.

Saiba mais.

Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp