Por que vitaminas e minerais são tão importante?

Você sabe o quão importantes e essenciais para o nosso organismo são as vitaminas e minerais? Como eles se completam esses nutrientes em nossa alimentação?

Substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo (que não é capaz de produzi-las sozinho), vitaminas e minerais devem ser ingeridos pela alimentação. Responsáveis por regular enzimas e hormônios, participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, do funcionamento cerebral e do equilíbrio do organismo de uma forma geral.

Cada um tem uma função isolada, mas também trabalham em conjunto. Precisamos ter uma proporção certa deles no organismo, pois, a falta de um pode acarretar no excesso de outro, ou o excesso de um pode afetar na carência do outro. Por exemplo, o ferro é um mineral melhor absorvido na presença de vitamina C e vitamina A, então uma boa combinação para anêmicos seria comer feijão, com cenoura e, depois do almoço, tomar um suquinho de goiaba ou caju para potencializar essa absorção.

Veja alguns alimentos onde encontramos vitaminas e minerais:

Vitaminas: leite, óleos de peixe, sementes e verduras, como brócolis e couve, por exemplo, fígado e frutas como laranja, kiwi, banana.

Mineirais: ostras, mariscos, fígado, grãos, cebolas, carnes, leite, gema de ovo e leguminosas.

A maioria dos alimentos é rica em ambas as substâncias, completando um quadro nutricional exemplar para a alimentação.

Ter um acompanhamento profissional é preferível, já que o nutricionista saberá te indicar as melhores combinações de alimentos de acordo com sua necessidade pessoal.

Fonte

Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp