Por que excluir o glúten da alimentação?
Em nome da qualidade de vida, muitas pessoas aderem à dieta celíaca de maneira irresponsável, cortando o glúten sem se preocupar em antes fazer exames que comprovem essa necessidade – por alergia, intolerância ou sensibilidade. Quem faz os exames após já ter cortado o glúten pode encontrar dificuldade num diagnóstico certeiro, porque eles já não mostram alterações características da doença celíaca – o que mais confunde do que ajuda, havendo o risco, por exemplo, de um celíaco ser diagnosticado como intolerante em virtude de ter excluído o glúten antes de ser examinado.

Assim, apenas diagnosticados como alérgicos, sensíveis ou intolerantes ao glúten por causa dos sintomas associados à sua ingestão/contaminação devem ser orientados a fazer uma dieta restritiva – que deve ser seguida corretamente, sem furos.

Ser diagnosticado como “apenas intolerante” e acreditar que pode furar a dieta quando der vontade não é a atitude correta, até porque não sabemos com certeza absoluta que os sensíveis não precisam dos mesmos cuidados que os celíacos. É melhor, então, pecar pelo excesso de cuidado do que pela falta.
Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp