O Poder da Alimentação Saudável na Prevenção de Doenças

Você sabia que diversas doenças e condições, que vão desde o câncer, passando por problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade, problemas ósseos, anemia, depressão e tantas outras poderiam ser, em alguns casos, prevenidas ou amenizadas com uma alimentação saudável e uma rotina equilibrada?

Isso mesmo.

É claro que são diversos os fatores que podem desencadear essas patologias. Porém, o câncer de mama, por exemplo, de acordo com estudos

da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, poderia ser evitado em 27% dos casos com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Isso acontece porque a combinação de uma vida sedentária somada ao consumo de alimentos inflamatórios e ultraprocessados podem gerar estímulos fisiológicos no organismo e, com o passar do tempo, tornarem-se problemas maiores para o organismo.

Para falar mais sobre a importância da alimentação saudável para prevenir problemas de saúde, listamos abaixo os componentes que devem estar presentes nas suas refeições. Eles são nutritivos e extremamente importantes para fazer com que o organismo continue funcionando de maneira saudável. Confira!


1. Fibras

Encontrada em diversos alimentos, como:

  • Lentilha;
  • Linhaça;
  • Caqui;
  • Abacate;
  • Goiaba;
  • Feijão carioca;
  • Cereais integrais;
  • Psyllium;
  • Framboesa;
  • Couve manteiga;
  • Amêndoas, entre outros.

O consumo de fibras auxilia o sistema digestivo a facilitar a sua regulação, controlando os níveis de colesterol e glicemia. Dessa forma, atua na prevenção da obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer de cólon.

2. Alimentos ricos em cálcio

O cálcio já é um velho conhecido no que diz respeito à saúde óssea. Encontrado em produtos lácteos variados (como leite, iogurtes e queijos), no brócolis e em folhas de cor verde-escura, o consumo adequado de cálcio é essencial para retardar ou até mesmo evitar a osteoporose, uma patologia que deixa os ossos frágeis e porosos.

Lembre-se de que o que você come influencia diretamente a sua saúde, reflete na sua imunidade e, também, pode auxiliar em uma recuperação mais rápida de possíveis problemas.

3. Alimentos ricos em ferro

A falta de ferro no organismo pode gerar a anemia, uma doença que gera apatia, palidez, fadiga, dor de cabeça, falta de apetite, falhas na memória, taquicardia, entre outros.

Porém, essa condição pode ser, em vários casos, corrigida com uma alimentação saudável, nutritiva e com uma quantidade adequada de ferro. Assim sendo, insira alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, cereais integrais, frutas, legumes, brócolis, couve, espinafre e demais vegetais verde-escuros. Porém, lembre-se sempre de ter um acompanhamento médico, afinal, o excesso de ferro no sangue também pode trazer problemas.

4. Alimentos ricos em proteína

Quando há a falta de proteína no organismo, é possível que haja fraqueza muscular e diminuição da imunidade do organismo. Por isso, para evitar que isso aconteça e você possa manter a sua saúde equilibrada, aposte em alimentos que contenham esse nutriente, como carnes (branca e vermelha), leite e derivados, clara de ovo e leguminosas variadas, como lentilha, feijão, grão de bico, ervilha, entre outros.

Fonte

Compartilhar:

0 Comments

Get In Touch

Contact form submitted!
We will be in touch soon.
Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp