Erros que cometemos ao higienizar alimentos
Com o coronavírus à solta, é importante prestar atenção extra aos cuidados para evitar contágio por alimentos ou embalagens — mesmo que a chance de transmissão por essas vias não esteja comprovada.

De acordo com um estudo levantado pelo Centro de Pesquisas em Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC-USP), uma parcela considerável das pessoas comete erros ao higienizar alimentos que serão consumidos crus – como higienizar frutas e verduras usando apenas água, uma mistura de água com vinagre (o que não tem efeito contra o vírus) ou água com detergente (que, embora consiga destruí-lo, pode deixar resíduos nos alimentos), quando o ideal é recorrer à solução de água com hipoclorito de sódio, que inativa o vírus de forma segura.

Como higienizar frutas e verduras de maneira eficiente e segura?

. Remova partes estragadas ou machucadas dos alimentos;
. Lave tudo separadamente em água corrente (folha a folha);
. Deixe tudo de molho durante 10 minutos numa solução com 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água;
. Enxágue em água corrente após esse período de pausa;
. Deixe que o alimento seque naturalmente ou use utensílios específicos.

E como higienizar as embalagens?

. Latas, garrafas, potes e outras embalagens rígidas podem ser lavadas com água e sabão. Outra alternativa viável é passar um pano umedecido com álcool 70% ou solução clorada;
. Para embalagens flexíveis, use um pano umedecido com álcool 70% ou a mesma solução clorada usada na higienização de alimentos crus. 

Se houver duas embalagens, descarte a externa antes de guardar o alimento.

Indispensável mesmo é lavar as mãos com sabão por 20 segundos! É uma etapa até mais crucial do que limpar embalagens”.

Fonte
Compartilhar:

0 Comments

Get In Touch

Contact form submitted!
We will be in touch soon.

Sobre a Intolerância Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Encontre-nos no Facebook

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp