Erros que cometemos ao higienizar alimentos
Com o coronavírus à solta, é importante prestar atenção extra aos cuidados para evitar contágio por alimentos ou embalagens — mesmo que a chance de transmissão por essas vias não esteja comprovada.

De acordo com um estudo levantado pelo Centro de Pesquisas em Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC-USP), uma parcela considerável das pessoas comete erros ao higienizar alimentos que serão consumidos crus – como higienizar frutas e verduras usando apenas água, uma mistura de água com vinagre (o que não tem efeito contra o vírus) ou água com detergente (que, embora consiga destruí-lo, pode deixar resíduos nos alimentos), quando o ideal é recorrer à solução de água com hipoclorito de sódio, que inativa o vírus de forma segura.

Como higienizar frutas e verduras de maneira eficiente e segura?

. Remova partes estragadas ou machucadas dos alimentos;
. Lave tudo separadamente em água corrente (folha a folha);
. Deixe tudo de molho durante 10 minutos numa solução com 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água;
. Enxágue em água corrente após esse período de pausa;
. Deixe que o alimento seque naturalmente ou use utensílios específicos.

E como higienizar as embalagens?

. Latas, garrafas, potes e outras embalagens rígidas podem ser lavadas com água e sabão. Outra alternativa viável é passar um pano umedecido com álcool 70% ou solução clorada;
. Para embalagens flexíveis, use um pano umedecido com álcool 70% ou a mesma solução clorada usada na higienização de alimentos crus. 

Se houver duas embalagens, descarte a externa antes de guardar o alimento.

Indispensável mesmo é lavar as mãos com sabão por 20 segundos! É uma etapa até mais crucial do que limpar embalagens”.

Fonte
Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp