Deficiência de vitamina D associada à perda de plasticidade cerebral

Pesquisa da Universidade de Queensland pode explicar por que a vitamina D é vital para a saúde do cérebro e como a deficiência leva a distúrbios, incluindo depressão e esquizofrenia.

O professor associado Thomas Burne, do Queensland Brain Institute da UQ, liderou os estudos, que fornecem a base para pesquisas sobre melhores tratamentos e prevenção.

“Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo são afetadas pela deficiência de vitamina D e existe um vínculo bem estabelecido entre a deficiência de vitamina D e a cognição prejudicada”, disse o Dr. Burne.

“Infelizmente, não se entende exatamente como a vitamina D influencia a estrutura e a função do cérebro, por isso não está claro por que a deficiência causa problemas”.

A equipe do Dr. Burne descobriu que os níveis de vitamina D afetam um tipo de “andaime” no cérebro, chamado redes perineuronais.

“Essas redes formam uma malha de suporte em torno de certos neurônios e, ao fazer isso, estabilizam os contatos que essas células fazem com outros neurônios”, disse ele.

Os pesquisadores removeram a vitamina D da dieta de um grupo de camundongos adultos saudáveis ​​e, após 20 semanas, encontraram uma diminuição significativa em sua capacidade de lembrar e aprender, em comparação com um grupo de controle.

Burne disse que o grupo com deficiência de vitamina D teve uma redução acentuada nas redes perineurais no hipocampo, a região crucial do cérebro para a formação da memória.

“Houve também uma redução acentuada no número e na força das conexões entre os neurônios naquela região”.

Os pesquisadores propõem que, quando os níveis de vitamina D caem, certas enzimas não são controladas e começam a quebrar as redes perineurais. A equipe do Dr. Burne propõe que a vitamina D desempenha um papel importante na manutenção das redes perineurais estáveis ​​e que, quando os níveis de vitamina D caem, esse “andaime” é mais facilmente decomposto pelas enzimas.

O professor Burne disse que o hipocampo pode ser mais afetado pela deficiência de vitamina D, porque é muito mais ativo do que outras regiões do cérebro.

“É como o canário na mina de carvão:  o hipocampo poderia falhar primeiro porque sua alta exigência de energia o torna mais sensível ao esgotamento de nutrientes essenciais, como a vitamina D.

“Curiosamente, o lado direito do hipocampo foi mais afetado pela deficiência de vitamina D do que o lado esquerdo”.

O professor associado Burne disse que a perda de função nessa área pode ser um dos principais contribuintes para as características da esquizofrenia, incluindo graves déficits de memória e uma percepção distorcida da realidade.

“O próximo passo é testar esta nova hipótese sobre a ligação entre deficiência de vitamina D, redes perineurais e cognição”, afirmou ele.

“Como os neurônios do hipocampo perdem suas redes de suporte perineural, eles têm problemas para manter conexões, e isso acaba levando à perda da função cognitiva”.

“Também estamos particularmente empolgados por descobrir que essas redes podem mudar em ratos adultos.

“Espero que, por serem dinâmicos, haja uma chance de reconstruí-los e que isso possa preparar o terreno para novos tratamentos”.

Este artigo foi republicado a partir de materiais fornecidos pela Universidade de Queensland.

FONTE

Compartilhar:

0 Comments

Get In Touch

Contact form submitted!
We will be in touch soon.

Sobre a Intolerância Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Encontre-nos no Facebook

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp