Consumo diário de suco de laranja pode melhorar a composição da microbiota intestinal

Frutas cítricas são geralmente conhecidas por seu alto teor de vitamina C e carotenoides, mas também são importante fonte de antioxidantes e têm capacidade anti-inflamatória.

Em um ensaio clínico preliminar, pesquisadores brasileiros mediram os efeitos do consumo diário de 300ml de suco de laranja pasteurizado, por dois meses, sobre a composição da microbiota intestinal em 10 mulheres jovens saudáveis. Amostras de sangue e fezes foram coletadas no início e ao final da intervenção.

Observou-se que o consumo diário de suco de laranja promoveu melhora significativa nos níveis de glicose, insulina, e variáveis lipídicas. A microbiota intestinal apresentou maior abundância de alguns microrganismos, especialmente espécies anaeróbicas, além de Lactobacilos e Bifidobactérias benéficos para a saúde.  Metabólitos como amônia, prejudicial ao intestino estiveram reduzidos, enquanto a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), indicativa de uma microbiota saudável, aumentou.

Os autores sugerem que o consumo regular de suco de laranja poderia, assim, agir como probiótico, promovendo o crescimento ou a atividade de bactérias intestinais que são benéficas para a saúde.

Lima ACD, Cecatti C, Fidélix MP et al. Effect of Daily Consumption of Orange Juice on the Levels of Blood Glucose, Lipids, and Gut Microbiota Metabolites: Controlled Clinical Trials. J Med Food 00 (0) 2019, 1–9

Fonte

Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp