Consumo diário de suco de laranja pode melhorar a composição da microbiota intestinal

Frutas cítricas são geralmente conhecidas por seu alto teor de vitamina C e carotenoides, mas também são importante fonte de antioxidantes e têm capacidade anti-inflamatória.

Em um ensaio clínico preliminar, pesquisadores brasileiros mediram os efeitos do consumo diário de 300ml de suco de laranja pasteurizado, por dois meses, sobre a composição da microbiota intestinal em 10 mulheres jovens saudáveis. Amostras de sangue e fezes foram coletadas no início e ao final da intervenção.

Observou-se que o consumo diário de suco de laranja promoveu melhora significativa nos níveis de glicose, insulina, e variáveis lipídicas. A microbiota intestinal apresentou maior abundância de alguns microrganismos, especialmente espécies anaeróbicas, além de Lactobacilos e Bifidobactérias benéficos para a saúde.  Metabólitos como amônia, prejudicial ao intestino estiveram reduzidos, enquanto a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), indicativa de uma microbiota saudável, aumentou.

Os autores sugerem que o consumo regular de suco de laranja poderia, assim, agir como probiótico, promovendo o crescimento ou a atividade de bactérias intestinais que são benéficas para a saúde.

Lima ACD, Cecatti C, Fidélix MP et al. Effect of Daily Consumption of Orange Juice on the Levels of Blood Glucose, Lipids, and Gut Microbiota Metabolites: Controlled Clinical Trials. J Med Food 00 (0) 2019, 1–9

Fonte

Compartilhar:

0 Comments

Get In Touch

Contact form submitted!
We will be in touch soon.

Sobre a Intolerância Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Encontre-nos no Facebook

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp