Como substituir o leite de vaca na alimentação?
Atualmente, muitas pessoas estão tentando reduzir o consumo de leite de vaca na alimentação diária. Isso ocorre por vários motivos, desde alergia comprovada à caseína (uma proteína presente no leite), passando por intolerância à lactose (açúcar do leite), até por uma simples questão de preferência.

Se você deseja substituir o leite de vaca, existem opções nutricionalmente ricas e igualmente saborosas: os leites vegetais.

Eles não contêm lactose, o que os torna ideais para quem apresenta algum tipo de sensibilidade ao leite (como alergias na pele, problemas respiratórios, inchaço abdominal, entre outros). Também não contêm colesterol, apresentam baixo teor de gorduras, alta porcentagem de gorduras mono e poli-insaturadas (que são benéficas para o coração), alto teor de vitaminas B, e uma relação equilibrada entre sódio e potássio.

São perfeitos para quem possui processo digestivo lento, apresentando problemas de prisão de ventre ou cólon irritável.

Alguns exemplos são os leites de amêndoas, castanha do pará e nozes, que podem ser encontrados em lojas de produtos orgânicos, mas devem ser preferencialmente preparados em casa com água – ou, se preferir que fique mais doce, com água de coco. Eles substituem o uso de leite ou iogurte em vitaminas, o creme de leite em diversas receitas (como sopas e cremes), e finaliza sobremesas, por exemplo.

Leite de Amêndoas: rico em cálcio e magnésio, tem baixo índice glicêmico, pouca gordura, ajuda a combater a prisão de ventre, e facilita a digestão. Tem poucas calorias e uma boa quantidade de fibras, por isso ajuda a regular o intestino.

Leite de Castanhas do Pará: de baixo índice glicêmico, é rica em selênio, tem propriedades antioxidantes, apresenta boa quantidade de vitamina E e de ácidos graxos, é fonte de vitaminas do complexo B, ferro e riboflavina. Ele ajuda a aumentar a imunidade, e também colabora com a circulação sanguínea.

Leite de Nozes: rico em vitamina E, ácidos graxos ômega-3 e 6, polifenóis e oligoelementos, selênio, cobre, zinco e magnésio. Possui alto teor de antioxidantes, e é muito indicado para casos de diarreia, assim como para prevenção de doenças cardiovasculares.

Aprenda a preparar leites vegetais:

Ingredientes:

2 xícaras de amêndoas, nozes ou castanhas
2 xícaras de água morna

Modo de Preparo:

1. Deixe as amêndoas ou nozes de molho por 8 a 12 horas.
2. Escorra a água e lave em água corrente.
3. Bata no liquidificador com uma xícara de água filtrada até obter uma mistura uniforme.
4. Acerte a consistência do leite (se for para substituir creme de leite em receitas, deixe o leite vegetal mais grosso, se for para preparar sopas ou vitaminas, deixe-o mais ralo).
5. Coe o leite utilizando um voal (se não tiver um, forre uma peneira normal com fralda de pano).

Abaixo, algumas receitas de vitaminas que podem ser feitas com leites vegetais:

Vitamina de banana com leite de amêndoas:

1 copo (250 ml) de leite de amêndoas caseiro
1 banana

Dica: para aumentar o valor nutricional, acrescente uma colher de café de sementes de chia, outra de de óleo de coco.

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Vitamina de abacate com leite de castanha do pará:

1 copo (250 ml) de leite de castanha do pará caseiro
1 banana

Dica: para ficar mais doce, acrescente uma colher de mel.

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Vitamina de morango com leite de nozes:

1 copo (250 ml) de leite de nozes caseiro
5 morangos maduros

Dica: acrescente uma colher de café de sementes de chia hidratadas (deixe as sementes de molho na geladeira durante algumas horas, até formar um gel), uma colher de óleo de coco, e lascas de coco natural.

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.
Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp