Cientistas confirmam nova estrutura de DNA

Cientistas identificaram a existência de uma nova estrutura de DNA nunca antes vista em células vivas. Isso mesmo, não é apenas a dupla hélice.

A descoberta do que é descrito como um “nó torcido” de DNA em células vivas confirma que nosso complexo código genético é trabalhado com uma simetria mais complexa do que a estrutura de hélice dupla que todos associam ao DNA. É importante ressaltar que as formas dessas variantes moleculares afetam o funcionamento de nossa biologia.

O componente de DNA identificado pela equipe é chamado de estrutura de motivo intercalado (i-motif), descoberta pelos pesquisadores na década de 1990, mas que até agora só tinha sido testemunhada in vitro – e não em células vivas. Sabemos hoje que o i-motif ocorre naturalmente nas células humanas, o que significa que a importância da estrutura para a biologia celular – que já foi questionada anteriormente, dado que só foi demonstrado em laboratório – exige nova atenção dos pesquisadores.

O i-motif é um “nó” de quatro filamentos de DNA. Na estrutura do nó, letras C [citosina] na mesma cadeia de DNA se ligam – diferente de uma hélice dupla, onde “letras” em cadeias opostas se reconhecem, e onde Cs se liga a Gs [guaninas]. De acordo com Mahdi Zeraati de Garvan, primeiro autor do novo estudo, o i-motif é apenas uma das várias estruturas de DNA que não tomam a forma de dupla hélice – incluindo A-DNA, Z-DNA, triplex DNA e Cruciform DNA – e que também pode existir em nossas células.

Outro tipo de estrutura de DNA, chamado DNA G-quadruplex (G4), foi visualizado pela primeira vez por pesquisadores em células humanas em 2013, ao fazerem uso de um anticorpo manipulado para revelar o G4 dentro das células. No estudo de Zeraati, pesquisadores empregaram o mesmo tipo de técnica, desenvolvendo um fragmento de anticorpo (chamado iMab) que poderia especificamente reconhecer e se ligar ao i-motif. Ao fazê-lo, destacou sua localização na célula com um brilho imunofluorescente. Foi possível ver os pontos verdes – os i-motif – aparecendo e desaparecendo com o tempo, se formando, se dissolvendo e se formando novamente.

Embora ainda haja muito o que aprender sobre o funcionamento da estrutura do i-motif, as descobertas indicam que os transitórios i-motifs geralmente se formam tarde no ciclo de vida de uma célula – especificamente chamada fase G1 tardia, quando o DNA está sendo “lido” ativamente. Os i-motifs também tendem a aparecer nas regiões conhecidas como “promotoras” (áreas de DNA que controlam se os genes são ativados ou desativados) e nos telômeros (marcadores genéticos associados ao envelhecimento). Zeraati acha provável que o ir e vir dos i-motifs seja uma pista para o que eles fazem, e que estão lá para ajudar a ligar ou desligar genes, e para afetar se um gene é lido ativamente ou não.

Agora que sabemos definitivamente que essa nova forma de DNA existe nas células, isso dará aos pesquisadores um mandato para descobrir exatamente o que essas estruturas estão fazendo dentro de nossos corpos. Como Zeraati explica, as respostas podem ser relevantes – não apenas para o i-motif, mas também para o DNA-A, DNA-Z, DNA triplex e DNA cruciforme.

“Essas conformações de DNA alternativas podem ser importantes para que as proteínas da célula reconheçam sua sequência cognata de DNA e exerçam suas funções regulatórias. Portanto, a formação dessas estruturas pode ser de extrema importância para a célula funcionar normalmente. E qualquer aberração nessas estruturas pode ter consequências patológicas”, explicou Zeraati ao ScienceAlert.

Fonte

Imagem: Designed by kjpargeter/Freepik

Compartilhar:

0 Comments

Get In Touch

Contact form submitted!
We will be in touch soon.

Sobre a Intolerância Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Encontre-nos no Facebook

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados