Bactéria que vive em intestino pode reduzir obesidade

Cientistas belgas descobriram que uma bactéria que vive no intestino chamada Akkermansia muciniphila pode ser mais uma arma no tratamento da obesidade e da diabetes tipo 2. Esta bactéria pode alterar o forro do intestino e a forma como a comida é absorvida. Responde por até 5% das bactérias que habitam o intestino humano, mas seus níveis caem quando há obesidade.

Pesquisadores da Universidade de Louvain utilizaram uma amostra da Akkermansia muciniphila para reduzir o risco de diabetes tipo 2 em camundongos. Os camundongos receberam uma dieta rica em gordura, resultando no ganho de peso dos roedores. Logo após, eles receberam doses da bactéria e perderam metade do peso adquirido sem que fosse feito qualquer alteração na dieta.

Os camundongos tratados com a bactéria também acusaram baixos níveis de resistência ao hormônio insulina, sintoma clássico da diabetes tipo 2. Segundo os cientistas, a bactéria aumenta a espessura da barreira mucosa do intestino, impedindo que algumas substâncias passem para a corrente sanguínea. O micro-organismo também alterou os sinais químicos emitidos pelo aparelho digestivo, mudando as formas como a gordura é processada em várias partes do corpo.

Testes semelhantes agora devem ser feitos para avaliar se a bactéria pode reduzir obesidade em humanos. Pesquisas passadas já indicaram que há diferenças entre os tipos e quantidades de bactérias nos intestinos de pessoas magras e obesas. 

 

FONTE: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2013/05/15/bacteria-que-vive-em-intestino-pode-reduzir-obesidade.htm

Compartilhar:

0 Comments

Comments are closed.

Get In Touch

Sobre a Sensibilidade Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

Encontre-nos no Facebook


[instagram-feed]

BY ASTERISCO - Todos os direitos reservados

Fale Conosco pela Cris
Fale Conosco pelo WhatsApp