5 alimentos que melhoram a saúde das veias e artérias

A prevenção continua sendo o melhor remédio contra doenças e desordens no organismo!

Começar um tratamento preventivo com um médico, praticar exercícios físicos e se alimentar fornecendo para o corpo os nutrientes necessários para melhora da circulação são atitudes fundamentais.

Assim como precisamos tomar cuidado com o consumo em excesso de alimentos ultra processados (ricos em açúcar, sódio e gordura trans), pois altos níveis de colesterol circulante são maléficos – uma vez que o colesterol se deposita nas paredes dos vasos sanguíneos e prejudica a circulação, a oxigenação das células e aumenta o risco de acidentes vasculares cerebrais –, é importante ficarmos atentos a alimentos que podem ser importantes aliados quando incluídos no hábito alimentar.

Alguns alimentos têm a capacidade de ajudar o funcionamento do corpo, facilitando a circulação do sangue. Assim, para evitar doenças vasculares e ter veias e artérias saudáveis, procure consumir:

GENGIBRE

Um de seus compostos bioativos, o gingerol, é um potente anti-inflamatório, que combate dores musculares, ajuda contra a artrite reumatoide e problemas circulares. Possui uma enzima que ajuda a dissolver a fibrina, proteína envolvida na coagulação do sangue. A fibrina atua no processo de formação dos trombos e também está ligada ao endurecimento das veias varicosas. O gengibre pode ser consumido na forma alimentar, aproximadamente 10g da raiz adicionada aos alimentos e sucos, ou ser ingerido sob a forma de infusão, em pó de 1 a 5g por dia, e também sob a forma de extratos em doses individualizadas.

ALECRIM

Rico em uma substância chamada ácido carnósico, que tem importante ação contra os radicais livres, ele ajuda a aliviar dores musculares, melhora a imunidade e a microcirculação. Além disso, possui ácido rosmarínico, que desintoxica e reduz a inflamação. Assim, é um importante aliado para aumentar a circulação nos pequenos vasos em torno dos músculos e órgãos. Além de ser usado como tempero, o alecrim tem os mesmos benefícios na forma de chá.

BETERRABA

Antioxidante, anti-inflamatório e desintoxicante, o tubérculo é capaz de aumentar o fluxo de sangue nos músculos, melhorando também a contração muscular. Uma de suas substâncias, o nitrato, é metabolizado no organismo e se transforma em óxido nítrico, que relaxa os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo, o que melhora a circulação nas veias e previne varizes. Na forma de suco, tem entre suas principais funcionalidades a elevação dos níveis séricos de óxido nítrico, resultando em um maior fluxo de sangue, de oxigênio e de nutrientes pelo corpo todo

LARANJA

Possui ácido fólico, potássio, magnésio, fibras e flavonoides, componentes que têm importante ação antioxidante e são capazes de reduzir o colesterol. O potássio balanceia o excesso de sódio e o flavonoide hesperidina favorece o revestimento interno dos vasos, ajudando na circulação. Um copo de suco por dia já é o suficiente para obter esses benefícios. Além disso, ao comer a fruta, as fibras presentes no bagaço atuam para evitar o depósito de gordura nas artérias.

BANANA

Ricas em potássio, um mineral essencial para a estabilidade dos batimentos cardíacos, e com baixas concentrações de sódio, a banana ajuda a proteger o sistema cardiovascular contra alterações de pressão arterial e ritmo cardíaco.

FONTE

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Sobre a Intolerância Alimentar

Disponibilizamos o acesso a informações que poderão auxiliá-lo no entendimento sobre reações adversas a alimentos, como hipersensibilidade ou intolerância alimentar imunomediada.
Atualmente cerca de 45% da população sofre com sintomas relacionados à intolerância alimentar e tal assunto é pouco discutido. Quando identificada ( a intolerância alimentar), o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e bem estar do ser humano consideravelmente.

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